HELM DO BRASIL MERCANTIL LTDA.

Comunicado à imprensa: Grupo HELM – Resultado de 2019

O Grupo HELM relata receitas estáveis. Rendimentos foram dificultados por fatores externos e prejuízos de empresas associadas.

Janneke Menzel

Manager External Communication

Janneke.Menzel@helmag.com Business Card

Hamburg, 9 de Junho 2020

Resultados totais do ano fiscal de 2019:

• Receitas externas: 5 bi
  • Segmento de fármacos lança no mercado um total de sete novos medicamentos genéricos
  • Presença regional na América do Norte é firmemente amparada por aquisição no setor de fertilizantes

O Grupo HELM não pôde continuar sua trajetória de crescimento em 2019. Receitas externas se mantiveram estáveis em € 5.016 bi, entretanto.

Previsões positivas para 2019 foram significativamente reduzidas por uma queda abrupta nos preços de produtos químicos no primeiro trimestre. A escala da guerra comercial entre EUA e China durante o ultimo ano, agravada por preços de petróleo voláteis, também tiveram claros impactos negativos nos rendimentos do Grupo HELM em 2019. Tanto o segmento de fertilizantes quanto o segmento de proteção de cultivos tiveram que lidar com circunstâncias excepcionais devido às condições climáticas. Além disso, questões de produção na usina de metanol Natgasoline em Beaumont, Texas (EUA), somadas a extraordinárias amortizações nas participações em Trindade e Tobago, levaram a um resultado geral insatisfatório para o Grupo HELM.

Stephan Schnabel, coproprietário da empresa e Diretor de Conselho Executivo do Grupo HELM desde abril de 2020, ainda assim enfatiza que houve um ou outro desenvolvimento positivo durante o último ano: “Apesar das circunstâncias difíceis, tivemos sucesso no fortalecimento contínuo das bases para o crescimento a longo prazo do Grupo”. Nossas sólidas relações e parcerias de negócios são pilares para continuidade da nossa empresa.

“Um exemplo disso é uma aquisição nos EUA que aumentará significativamente o acesso do HELM à região de maiores vendas de fertilizantes no mundo e que também terá um impacto positive no nosso segmento de proteção de cultivos. No segmento de fármacos, a parceria com participação nossa Phargentis S.A., entre outras, será um vetor fundamental de sucesso”, acrescenta Stephan Schnabel.

Resultado consolidado: desempenho em números

- em milhões de euros -201920182017
Receitas
- Receitas externas5.016
(-2%)
(+24%)
(+6%)
Rendimentos
- EBITDA- 29,8
(-127%)
(+140%)
46,7
(+131%)
- Rendimentos sem impostos- 66,0
(-170%)
95,5
(+285%)
24,8
(+786%)
- Lucro líquido/prejuízo consolidado- 66,866,118,4

A Europa foi o principal mercado de vendas do Grupo HELM em 2019, com 52,9% das receitas, seguida dos Estados Unidos, com 29,6%, e Ásia, com 16,8%.

Uma leve redução do capital próprio foi relatada devido ao resultado negativo consolidado e equivaleu a € 692 milhões (ano anterior: € 779 milhões). O Grupo continua a ter um patamar saudável de capital próprio, de 41%, assegurando assim sua independência e estabilidade continuada.

Panorama de desempenho dos segmentos

Químicos: rações, derivados e metanol

O segmento de químicos contribui mais para receitas que qualquer outro segmento do Grupo HELM. Apesar de um duro ambiente de mercado, resultado de preços extremamente baixos, o HELM pôde expandir ainda mais seu volume de vendas e consequentemente sua participação no mercado, gerando receitas de € 3,7 bilhões (ano anterior: € 3,7 bilhões), o que corresponde ao ano anterior. Ainda assim, os rendimentos do segmento de químicos caíram de forma abrupta devido à queda de preços.

No nível dos produtos, entretanto, químicos apontam para sucessos individuais. Por exemplo, o ano fiscal de 2019 foi o melhor ano registrado do Grupo HELM na Europa para as linhas de ácidos e lixívias. Aqui foram feitos mais investimentos em logística e armazenamento na Europa.

Proteção de cultivos

O ambiente econômico geral para o segmento de proteção de cultivos permaneceu difícil durante todo o último ano. Devido a vários fenômenos de clima extremo nos EUA e no Brasil, as respectivas temporadas de negócios no ramo de proteção de cultivos nesses mercados mudaram ou estiveram, em alguns casos, totalmente ausentes. Essas influências externas significaram que nosso segmento de proteção de cultivos não pôde conduzir os negócios de forma satisfatória e gerou receitas de vendas de € 267 milhões (ano anterior: € 290 milhões), permanecendo assim próximo do patamar do ano anterior.

Apesar do ambiente difícil, o segmento de proteção de cultivos se saiu bem no Brasil e no México. Ambos os mercados relataram um aumento de receitas graças à aprovação de novos produtos e à expansão dos negócios com clientes já existentes. O aprofundamento da cooperação com parceiros comerciais japoneses foi particularmente motivadora, parceiros com quem a HELM lançou dois novos produtos inovadores: o herbicida Tolpyralat no México e o inseticida Flonicamid na Colômbia. A HELM continua assim se posicionando como um fornecedor de soluções inovadoras.

Fertilizantes

O ano fiscal de 2019 outra vez apresentou ao ramo de fertilizantes grandes desafios. Isso é particularmente válido para os EUA, o mercado mais importante, onde as maiores enchentes das décadas recentes levaram a uma queda significativa de demanda. Entretanto, a linha de fertilizantes pôde manter as receitas de vendas no patamar do ano anterior, em € 737 milhões (ano anterior: € 760 milhões) por meio da funcionalidade do negócio de distribuição.

A HELM continuou a expandir seu segmento de fertilizantes no ano passado. Em maio de 2019, o segmento de fertilizantes da CGB Enterprises Inc., nos EUA, foi adquirido. Com essa aquisição a HELM expandiu o segmento de fertilizantes em oito novos terminais. A HELM é agora um dos líderes no mercado de distribuição de fertilizantes nos EUA, com uma capacidade de armazenamento de 760.000 toneladas métricas.

Fármacos

Os fármacos HELM novamente melhoraram seus resultados operacionais, com receitas de vendas totalizando € 226 milhões (ano anterior: € 202 milhões).

A HELM lançou com sucesso um total de sete novos medicamentos genéricos em 2019 junto de seus parceiros. Entre os destaques está o lançamento europeu do primeiro biosimilar da HELM, uma versão genérica de um medicamento biotecnologicamente produzido (“biofármaco”) com Teriparatida como composto ativo, uma medicação eficaz para pacientes com osteoporose grave.

Um total de € 42 milhões foi investido durante sete anos de desenvolvimento. Os lançamentos de mercado no Japão e na Coréia ocorrerão em 2020.

O pipeline de desenvolvimento de medicamentos genéricos da HELM está bem cuidado para os próximos anos. Somente na área de doenças respiratórias há quatro produtos especializados em desenvolvimento agora, resultado da cooperação com a participação da HELM Phargentis S.A. (Lugano, Suíça).

Recursos humanos

Em 2019, o número médio de funcionários na organização global HELM aumentou ligeiramente. A HELM empregou 662 (2018: 631) pessoas em Hamburgo e um total mundial de 1.684 (2018: 1.663), incluindo participações.

Perspectiva para 2020

A perspectiva econômica geral para 2020 é incerta. Devido às restrições pandêmicas predominantes e massivas em quase todos os lugares, que estão impactando progressivamente desenvolvimentos econômicos no mundo todo e que nunca antes aconteceram dessa forma, uma previsão para o ano fiscal seguinte é difícil de determinar.  Nossas expectativas para o ano fiscal seguinte são portanto conservadores.

Sob essas circunstâncias a HELM está agindo com especial prudência, focando em transações confiáveis em negócios já existentes. Nesse duro ambiente de mercado, a experiência do Grupo HELM como comerciante global com conhecimento regional detalhado, junto do posicionamento amplo de produtos e mercados, oferece oportunidades significativas em comparação a seus concorrentes.

Sobre a HELM

A HELM AG é uma empresa familiar com sede em Hamburgo, Alemanha, com 120 anos de história. Empresa de vendas multifuncional, a HELM processa químicos, produtos de proteção de cultivos, fármacos, medicamentos e fertilizantes. Hoje a HELM é uma das maiores empresas de marketing de químicos em nível global e, com mais de 100 subsidiárias, escritórios de vendas e participações em mais de 30 países, e com seu conhecimento regional específico, garante o acesso aos mercados mais importantes.