Comunicado de imprensa: HELM entra em acordo exclusivo com ACF Minera do Chile

HELM entra em acordo exclusivo com ACF Minera do Chile para formar uma joint venture para a produção e marketing de nitrato de potássio

20/04/2020, Hamburgo, Alemanha

A HELM AG entrou em um acordo para estabelecer uma joint venture com a ACF Minera para a produção e marketing de nitrato de potássio e outros produtos. A cooperação acordada marca a entrada global da HELM no mercado de nitrato de potássio e confere à ACF a capacidade de expandir sua produção e consolidar sua posição como produtora de iodo, nitrato de sódio e nitrato de potássio, bem como sais fundidos.

A HELM investirá em uma joint venture de produção enquanto obtém direitos mundiais exclusivos sobre a distribuição de 120.000 toneladas métricas de nitrato de potássio. Em contrapartida, a ACF expandirá suas capacidades produtivas aumentando o volume de nitrato de potássio em suas minas localizadas no Deserto do Atacama, no Chile, em mais 90.000 toneladas métricas. A HELM usará da sua estabelecida e crescente rede varejista de fertilizantes no mundo inteiro para distribuir nitrato de potássio, almejando primordialmente os segmentos agrícolas de alto valor.

“Este acordo é um marco para nós, visto que buscamos desenvolver nossa linha de fertilizantes especializados”, diz o Diretor Executivo da HELM Olivier Saulnier. “Ansiamos pela parceria com clientes do varejo, para fornecer ao mercado produtos especializados de alta qualidade”.

A ACF Minera, empresa privada do Chile, foi estabelecida em 1985 e produz desde então nitrato de potássio, nitrato de sódio e iodo para mercados internacionais. “A parceria com a HELM aumentará nossa capacidade de competir e efetivamente alcançar outros tantos mercados”, diz o CEO da ACF Minera, Carlos de Urruticoechea. “Estamos ansiosos para combinar o expertise de produção da ACF ao alcance e competência de marketing da HELM”.

A realização de acordos definitivos e o estabelecimento da joint venture são esperados para o terceiro trimestre de 2020.

Sobre a HELM

A HELM AG é uma tradicional empresa familiar hamburguesa com 120 anos de história. Hoje, a HELM faz parte das maiores empresas de marketing de produtos químicos em nível global. Com mais de 100 subsidiárias, escritórios de vendas e participações em mais de 30 países, com conhecimento regional específico, garante o acesso aos mercados mais importantes. Como empresa de vendas multifuncional, a HELM processa produtos químicos, produtos de proteção de cultivos, ingredientes farmacêuticos, bem como fertilizantes. 

Sobre a ACF

A ACF Minera é um negócio familiar atualmente dirigido pela quarta geração de membros da família. A tradição familiar na produção de iodo e nitratos naturais começou no início de 1900, com operações de mineração localizadas no Deserto do Atacama chileno. Com mais de 100 anos de experiência e desenvolvimento tecnológico, a empresa produz produtos de alta qualidade, para satisfazer as mais altas exigências do mercado, com presença global no ramo de iodo para uso farmacêutico, médico, alimentício e industrial em todos desenvolvimentos humanos essenciais.
Em 2004 a empresa reiniciou suas operações de produção de nitrato com usinas de processamento de última geração, produzindo nitratos de sódio e de potássio de alta qualidade para o uso em usinas de energia solar, na indústria de vidros, de explosivos de mina, e de fertilizantes solúveis para a agricultura de fertirrigação mais demandante.

Olivier Saulnier

Olivier Saulnier

Business Line Fertilizer

Working for HELM since 2018