• Back

Comunicado de imprensa: Grupo HELM – Resultados de 2015

Resultados de 2015: HELM se mantém estável em ambiente de mercado instável

Hamburgo, 18 de maio de 2016:

Todos os resultados do ano fiscal de 2015

• Receitas: € 8,5 bilhões
  • Patrimônio líquido: € 789 milhões (mais 4%)
  • O volume comercializado está quase no mesmo nível do ano anterior.
  • A Sede Regional foi aberta em Cingapura.
  • A nova divisão de Projetos Estratégicos conquista suas primeiras vitórias.

2015 foi um ano desafiador para o Grupo HELM na parte operacional. A estagnação do crescimento global e uma queda brusca no preço do petróleo cru levou à redução de preços nas indústrias petroquímica e de fertilizantes. Mesmo com esse ambiente desfavorável, a HELM pôde manter o volume comercializado quase no mesmo nível do ano anterior. Assim, a diminuição da receita pode ser atribuída ao declínio geral de preços.

O alto volume constantemente comercializado se deve à diversificação do Grupo. Hans-Christian Sievers, Presidente da Diretoria Executiva da HELM AG, explica: "Os mercados voláteis de 2015 confirmaram mais uma vez que a ampla gama de produtos e a estrutura global do Grupo HELM são a fundação sólida da nossa empresa. Ainda que não tenhamos visto quedas de preços tão drásticas como essa por muitos anos, nós provamos que a HELM pode continuar a comercializar grandes volumes, mesmo num ambiente de mercado instável, gerando boas receitas e um resultado operacional satisfatório".

"Também, a HELM está crescendo numa base muito firme. Para garantir que isso continue, vamos fortalecer as estruturas do modelo de negócios único às nossas unidades de negócios. Em relação a Produtos Farmacêuticos e de Proteção de Cultivo, a HELM está investindo primordialmente na pesquisa e desenvolvimento de produtos genéricos. Nas unidades de negócios de Químicos e Fertilizantes, a HELM está expandindo a cadeia de fornecimento até a produção".

A receita global antes da consolidação, incluindo a receita de vendas de agências, diminuiu, devido à queda generalizada de preços, para € 8,5 bilhões (2014: € 9,8 bilhões).

As receitas externas caíram 10%, para € 4,5 bilhões (2014: € 5,0 bilhões).

A LAJIDA caiu € 116 milhões em 2015, para € 70,6 milhões (2014: € 186,1 milhões).

O rendimento líquido consolidado foi de € 35,5 milhões (2014: € 141,6 milhões).

Hans-Christian Sievers contextualizou o rendimento consolidado: "O declínio dos ganhos deve ser visto dentro do contexto econômico geral. Nosso resultado em 2015 foi muito influenciado pela queda rápida do preço do petróleo, o que levou à queda de preços em setores de produtos relacionados, e pela volatilidade dos mercados como agravante. Ainda, vale considerar que alguns fatores fora do comum tiveram um efeito positivo no resultado de 2014 e, na mesma medida, um efeito negativo no resultado de 2015. Em vista disso, alcançamos um resultado bom e satisfatório, na minha opinião".

Os principais mercados de vendas do Grupo HELM em 2015 foi a Europa, representando 65%, seguido das Américas, 24%, e Ásia, 10%.

Em 2015, a HELM tomou uma série de decisões estratégicas, definindo a direção atual e futura do Grupo:

Foco no crescimento na Ásia

Com a inauguração de uma Sede Regional em Cingapura, a HELM levou a competência de tomar decisões para a região asiática, com o intuito de alcançar maior penetração no mercado regional a partir dessa localidade.

Investimentos em projetos estratégicos

Ao estabelecer a nova divisão de Projetos Estratégicos no início de 2015, a HELM está enfatizando a importância das participações em unidades de produção química. A principal tarefa dessa divisão é identificar e formar participações e parcerias de longo prazo.

Fortalecimento consistente do patrimônio líquido do Grupo

Mesmo em anos difíceis, a HELM mantém de forma consistente sua política de reinvestimento de ganhos para fortalecer o patrimônio líquido da Empresa; isso permite ao Grupo HELM agir com independência e a seu tempo. Até a data do relatório, o patrimônio líquido subiu € 30,6 milhões, alcançando € 789 milhões (2014: € 758 milhões). Com o índice da dívida sobre o patrimônio líquido em 52,6 % (2014: 48,8 %), o Grupo apresentou um balanço patrimonial saudável, com ativos financeiros de € 357 milhões e o patrimônio líquido de € 789 milhões.

Resultado consolidado: principais índices de desenvolvimento do negócio

- Todos os números estão em milhões de eur - 2015 2014 2013
Receita
- Receita global 8.498 9.764 9.666
  (-13%) (+1%)
- Receita do exterior 4.540 5.054 5.018
  (-10%) (+1%)
Lucro
- EBITDA 70,6 186,1 120,5
  (-62%) (+55%)
- Rendimento bruto 57,0 170,8 109,7
  (-67%) (+56%)
- Rendimento líquido consolidado 35,5 141,6 82,2
  (-75%) (+72%)

Panorama de resultados por unidades de negócio

Químicos: Matérias-Primas e Derivados

Apesar do volume comercializado estável, o segmento de Químicos registou um declínio na receita de 11%, resultado do ambiente geral de preços baixos de produtos petroquímicos, depois da queda do preço do petróleo.

Mesmo assim, o negócio de matérias -primas teve acesso a novas fontes de fornecimento de propileno e glicol, e o negócio de Derivados aumentou significativamente o volume de vendas de fibra de vidro e melamina.

A unidade de negócios de Químicos é a que mais contribuiu para a receita geral de vendas, representando 60% desta.

Fertilizantes

Em 2015, o negócio de Fertilizantes implementou uma redução planeada no volume comercializado e seguiu uma estratégia, em geral, cautelosa. Por detrás dessa abordagem está a alta volatilidade no mercado de fertilizantes, que trouxe consigo riscos comerciais significativos. Como resultado dessa redução deliberada no volume e uma queda clara de preços, a receita e ganhos totais foram inferiores aos de anos anteriores.

Ainda assim, a unidade de negócios teve várias conquistas no mercado de fertilizantes em 2015: os negócios de UAN e ureia na Europa e na América foram expandidos e o negócio de distribuição na Europa foi progressivamente aumentado, com nova capacidade de armazenamento em França, Espanha e em três locais da Grã-Bretanha para apoiar esse desenvolvimento.

A unidade de negócios de Fertilizantes é a segunda das que mais contribuem para a receita global do Grupo HELM, com 27%.

Proteção de Culturas

Em 2015, a unidade de negócios de Proteção de Cultivos pôde ganhar mais espaço no mercado mundial de proteção de cultivos. O negócio de distribuição local na Europa, nos EUA e na América Latina foi expandido com sucesso, apesar dos grandes impactos da crise financeira nos mercados sul-americanos. Os investimentos em produtos inovadores estão dando bons resultados. O foco da unidade de negócios em 2015 foi nos EUA e na América do Sul, onde ela está expandindo as vendas e o desenvolvimento de produtos.

Produtos Farmacêuticos

Uma vez mais, a unidade de Produtos Farmacêuticos da HELM melhorou seus resultados operacionais, apoiando-se no realinhamento estratégico que a unidade de negócio tem feito nos últimos anos. Em 2015, esta Unidade obteve um ligeiro aumento no volume de produtos relevantes que foram lançados por importantes parceiros de negócios nos seus principais mercados. Acordos de licenciamento para novos produtos foram concluídos, principalmente na Europa, o que levará a mais lançamentos no mercado a curto e médio prazo.

HELM International

Em 2015, as subsidiárias agrupadas sob a HELM International relataram outro ano de sucesso. A estrutura e o posicionamento global alicerçam os seus ótimos resultados, principalmente na América e na Europa.

Funcionários

Em 2015, o número global de funcionários de toda a organização HELM manteve-se quase o mesmo. Em 31/12/2015, 631 (2014: 639) funcionários trabalhavam na HELM em Hamburgo, e 694 (2014: 698) na Alemanha. A nível mundial, incluindo nas nossas participações, 1.489 (2014: 1.501) funcionários trabalhavam na HELM à data do relatório.

Perspectiva para 2016

No primeiro trimestre de 2016, a HELM assiste ao primeiro sucesso notável da unidade central de Projetos Estratégicos. Juntamente com a PROMAN, parceira de longo prazo, a HELM adquiriu 50% de uma fábrica de metanol no Texas (EUA), no Golfo do México. A fábrica está a ser construída e deve entrar em funcionamento a partir de 2017. A HELM atua como investidora e receberá 1,75 milhões de toneladas métricas de metanol por ano. Ao expandir a cadeia de fornecimento até a etapa da produção química, a HELM está a melhorar o perfil das unidades de negócios de Fertilizantes e Químicos. O volume de investimento combinado com a PROMAN totaliza U$ 680 milhões, dos quais a HELM investiu U$ 170 milhões.

Hans-Christian Sievers comenta: "Em 2016 continuaremos a enfrentar preços baixos, e parece que será assim por enquanto. Em 2016, continuaremos então a contar com o poder de inovação, novas formulações de produtos, uma cadeia de fornecimento ajustada e serviços que podemos oferecer aos nossos clientes locais, graças à nossa rede global, que conecta os locais da empresa. Recentemente abrimos um Escritório de Vendas em Houston, e isso coloca-nos no coração do mercado petroquímico americano".

Sobre a HELM

A HELM AG é uma empresa familiar sediada em Hamburgo, na Alemanha, com uma tradição comercial de mais de 115 anos. Uma organização multifuncional de vendas e distribuição, a HELM atua na indústria de produtos químicos através de unidades de negócios de Matérias-Primas e Derivados, na indústria de proteção de culturas, em substâncias ativas farmacêuticas, em produtos farmacêuticos e médicos e na indústria de fertilizantes. A HELM é uma das maiores empresas de marketing de produtos químicos e facilita o acesso aos principais mercados do mundo através de conhecimento regional específico e mais de 100 subsidiárias, escritórios de venda e participações em mais de 30 países.

Sophie Saul

Relações Publicas & Comunicação Corporativa