Comunicado à imprensa: Grupo HELM – Resultado de 2017

HELM relata clara melhoria nos resultados

Hamburgo, quarta-feira, 16 de maio de 2018

Resultados do ano fiscal de 2017:

• Receita global:  € 7,4 bilhões (+7 %)
  • EBITDA: € 46,7 bilhões (+131 %)
  • Lucro líquido do grupo no ano fiscal: € 18,4 milhões (2016: -€ 15,6 milhões)

No ano fiscal de 2017, o Grupo HELM registrou resultados satisfatórios em sua atividade principal, antes dos ingressos procedentes de empresas associadas. A melhoria operacional se reflete em um aumento das vendas de aproximadamente € 500 milhões:

A receita global foi de € 7,4 bilhões (2016: € 6,9 bilhões).

A evolução positiva do Grupo HELM apoiou-se em uma conjuntura globalmente sólida e em um ambiente de mercado favorável. O preço do petróleo bruto continuou se recuperando e, em fins de 2017, situava-se em torno de US$ 66,00 por barril, aumentando sucessivamente os preços dos produtos químicos.

A margem de negociação do grupo voltou a aumentar, o que se traduziu em um importante incremento do lucro bruto em comparação ao ano anterior. Os dois segmentos de negócios Químicos e Produtos Farmacêuticos contribuíram decisivamente para a melhoria nos resultados no ano passado.

Em geral, o resultado operacional satisfatório do Grupo HELM voltou a ser afetado pelas perdas das empresas associadas.

O grupo encerrou o ano fiscal com um lucro de € 18,4 milhões (2016: -€ 15,6 milhões).

Hans-Christian Sievers, Presidente da Diretoria Executiva da HELM AG diz: "Estou satisfeito com a evolução positiva e a melhoria nos resultados. Demonstramos que podemos voltar rapidamente à trajetória do sucesso depois de um ano difícil como 2016. Além disso, pudemos trabalhar no desenvolvimento dos nossos segmentos de negócios. Os novos contratos e cooperações me dão uma perspectiva positiva para os próximos anos."

Resultados consolidados: principais índices de desenvolvimento em negócios

Sophie Saul

Head of Public Relations & Corporate Communications

s.saul@helmag.com vCard

- em milhões de euros - 2017 2016 2015
RECEITA
- Receita global 7.445 6.935 8.498
  (+7%) (-18%)
- Receita externa 4.111 3.867 4.540
  (+6%) (-15%)
LUCRO
- EBITDA 46,7 20,2 70,6
  (+131%) (-71%)
- Resultado antes dos impostos 24,8 2,8 57,0
  (+786%) (-95%)
- Lucro líquido/déficit do grupo no ano fiscal 18,4 -15,6 35,5
- Fluxo de caixa operacional 100,0 19,2 70,9
  (+421%) (-73%)

O principal mercado de vendas do Grupo HELM em 2017 foi a Europa, representando 59,4 %, seguida das Américas, com 26,1 % e Ásia, com 13,7 %.

O patrimônio líquido é de € 727 milhões (2016: € 763 milhões) A redução deve-se exclusivamente aos efeitos da taxa de câmbio em função da depreciação do dólar dos EUA em relação ao euros. O Grupo tem uma cota de patrimônio líquido muito boa de 49,3 % (2016: 51,8 %). Deste modo, a independência e a estabilidade estão garantidas.

Panorama de desenvolvimento nos segmentos de negócios

Químicos: Rações e derivados

Em um ambiente de mercado positivo com o aumento dos preços dos produtos, em 2017, a HELM aumentou a receita consolidada para aproximadamente 2,6 bilhões (2016: € 2,3 bilhões). Isto corresponde a um aumento de 13 %. Em muitos produtos, conseguimos uma margem maior.

Na área de produtos de Feedstocks, a HELM registrou uma ligeira diminuição nos volumes, especialmente no produto metanol. Os negócios com propileno e etilenoglicóis foi positivo e os volumes comercializados aumentaram. Em geral, a área de produtos Feedstocks obteve bons resultados.

A área de produtos Derivatives registrou bons resultados, tanto em matérias sólidas quanto em produtos químicos líquidos. Em particular, o negócio de ácidos e lixívias, o qual a HELM desenvolveu fortemente desde 2014, teve uma evolução positiva.

Com 63,8%, a unidade de negócios Chemicals representa a maior unidade de negócios do Grupo HELM em termos de vendas.

Fertilizantes

No ano passado, a unidade de negócios Fertilizer voltou a enfrentar preços de produtos muito voláteis. Além disso, as condições climáticas adversas provocaram uma temporada de primavera atrasada e fraca no hemisfério norte.

Em geral, a HELM Fertilizer conseguiu aumentar ligeiramente os volumes comercializados. No entanto, devido à erosão dos preços no mercado de fertilizantes, a receita caiu em 5 %, para € 922 milhões (2016: € 973 milhões). O desenvolvimento das margens não atingiu as expectativas.

A utilização da capacidade da planta de mistura própria em Howdendyke, Grã-Bretanha foi positiva. Além disso, a HELM continuou concentrando-se na expansão coerente do seu negócio de distribuição em 2017. Para tanto, foi alugado um novo parque de tanques na Argentina.

Com 22,4 %, a unidade de negócios Fertilizantes representa o segundo maior peso na receita do Grupo HELM.

Proteção de cultivos

A unidade de negócios Crop Protection deparou-se com um fraco crescimento dos mercados em geral em 2017. Além disso, houve gargalos no fornecimento devido ao fechamento das instalações de produção na China, como resultado das exigências ambientais e de segurança. A HELM acolhe com satisfação os esforços para melhorar as normas ambientais.

Neste contexto, o crescimento da HELM Crop Protection foi satisfatório. A receita permaneceu no mesmo patamar do ano anterior, em € 262 milhões (2016: € 260 milhões).

Os principais mercados de venda são a Europa, bem como a América do Norte e do Sul.

Produtos farmacêuticos

A HELM Pharma voltou a melhorar seus resultados de negócios, apesar de uma ligeira queda na receita. A receita consolidada foi de € 192 milhões (2016: € 206 milhões).

Destaque especial deve ser dado aos bons resultados obtidos em Hamburgo e na subsidiária HELM de México. A joint-venture Richter HELM Biologics, que desenvolve similares biológicos, também obteve resultados muito bons.

A HELM Pharma se concentra cada vez mais na ampliação da sua carteira através do desenvolvimento de medicamentos complexos. Em 2017, a HELM assegurou sua entrada no segmento de inalação.

HELM International

Com mais de 100 subsidiárias em mais de 30 países, a HELM é estruturada internacionalmente. No último ano fiscal, as subsidiárias geridas pela área central HELM Internacional geraram uma renda estável excelente. Em 2017, foi aberto um escritório de vendas em Bangkok, na Tailândia.

Human Resources

Em 2017, o número total de funcionários da organização global HELM aumentou. Em 31 de dezembro, de 2017, a HELM Hamburgo empregava 627 (623) funcionários, na Alemanha, empregava 688 (684). 1.521 (1.495) pessoas no total global, incluindo participações.

Perspectiva para 2018

A HELM iniciou bem o ano fiscal de 2018, com um primeiro trimestre muito positivo. As condições econômicas gerais são favoráveis e o forte preço do petróleo bruto garante a estabilidade dos preços da indústria química.

A unidade de produção de metanol Natgasoline LLC em Beaumont, no Texas, EUA, na qual a HELM tem uma participação, começará a funcionar em breve. Isto permitirá à HELM aumentar significativamente os seus volumes de metanol e ampliar ainda mais sua já significativa posição no mercado.

As empresas associadas estão se desenvolvendo positivamente. A HELM espera uma evolução positiva com nova melhoria nos resultados em comparação a 2017.

Sobre a HELM

A HELM AG é uma tradicional empresa familiar de Hamburgo com mais de 117 anos de história. Como empresa de vendas multifuncional, a HELM processa Químicos (rações e derivados), produtos de proteção de culturas, ingredientes farmacêuticos ativos e medicamentos, bem como fertilizantes. Hoje, a HELM faz parte das maiores empresas de marketing de produtos químicos em nível global e, com mais de 100 subsidiárias, escritórios de vendas e participações em mais de 30 países, com conhecimento regional específico, garante o acesso aos mercados mais importantes.